Nesta sexta-feira (20/11), no canal Multishow (TV a cabo), às 23h será exibido o programa Conexões Urbanas, que nesta semana terá como tema a Flaskô, fábrica ocupada e sob controle dos trabalhadores, em Sumaré/SP, na região de Campinas. O programa será retransmitido em outros dias e horários, confira na tabela ao final da página. Ajude a divulgar, passe este e-mail para seus contatos!
Confira aqui a chamada do programa:
http://www.youtube.com/watch?v=9pUnsHQohPA
Como se sabe, as lutas dos trabalhadores não ganham visibilidade alguma na mídia hegemônica do grande capital, portanto este programa de hoje é uma oportunidade grandiosa de se conhecer um pouco da história dos trabalhadores desta fábrica, esta que se mantém ocupada sob controle dos operários desde fins de 2002, e que revela um potencial de luta e resistência para a classe trabalhadora.
A luta destes trabalhadores descortina a possibilidade concreta coloca por Karl Marx da construção internacional do trabalho livremente associado, portanto possui uma importância fundamental para a luta dos trabalhadores de todo o mundo, sendo um exemplo não somente nacional, mas internacional.
O controle social e democrático da produção fabril se expressa concretamente na sua ampla contradição: uma fábrica que, após uma longa e a exaustiva luta contra um patrão que atrasou salários por meses, que não pagava impostos ao Estado, que, enfim, acabaria por falir, é ocupada em meio ao processo de eleição de Lula, este que prometeu que iria estatizá-la e garantir a manutenção dos empregos. Com a não realização da promessa, os trabalhadores conseguiram se sustentar em meio à crise econômica e toda a hostilidade do Estado com seu Direito pró-capital e suas polícias (municipal, estadual e federal) para tentar devolver ao antigo proprietário a propriedade da fábrica que de forma tão banal foi administrada.
A resistência destes trabalhadores representa uma conquista histórica para a classe trabalhadora de todo o mundo. Por mais de 8 anos estes trabalhadores resistem heroicamente à todo tipo de hostilidade, resistindo à intervenções jurídicas e das polícias.
No Brasil, houve uma série de fábricas que, no contexto de crise herdado do Governo FHC, foram ocupadas e postas sob controle democrático dos trabalhadores. Em 2007, as fábricas CIPLA e a Interfibra, de Joinville/SC, sofreram uma brutal intervenção da Polícia Federal que, armada até os dentes com fuzis e ameaçando a vida dos trabalhadores, agrediram estes honestos e dignos trabalhadores em favor da jurisdição que colocou um interventor, que despediu a maioria dos trabalhadores que estavam em luta e contratou por salários precarizados novos operários. O Governo Lula nem mesmo se pronunciou sobre o caso, conseqüência da aliança com a burguesia, consumada na aliança da dita “base aliada” e nas amplas concessões realizadas ao capital financeiro e às oligarquias por este mesmo governo.
Confira aqui o documentário em vídeo sobre a Flaskô:
http://video.google.com/videoplay?docid=-2815337870085387603
· Relatos do interventor na Flaskô
· Entrevista: Serge Goulart fala de Caracas
· O INTERVENTOR FOI EXPULSO DA FLASKÔ
· Invasão da Policia Federal na Cipla – 31/05/2007
· Manifestação Contra Leilões de Máquinas da Cipla 11/09/2006
· Documentário: Fábricas ocupadas Cipla/Interfibra/Flaskô
· Documetário: Flaskô sob controle dos trabalhadores
· Encontro dos Trabalhadores do Campo e da Cidade (São Paulo, 200%)
-
Canal Multishow
Sexta, 20/11
23h
HORÁRIOS ALTERNATIVOS:
Sábado, 21/11
14h15
Domingo, 22/11
8h30
Seunda, 23/11
13h
Terça, 24/11
16h
Quarta, 25/11
5h30
---
Lucas de Mendonça Morais
Militante da Esquerda Marxista
http://lucasmorais.blogspot.com
http://www.marxismo.org.br
http://www.marxist.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário