sexta-feira, 17 de abril de 2009

ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DA FLASKÔ

Apoiamos a luta dos trabalhadores da fábrica ocupada Flaskô!
É hora de salvar os empregos! É hora de salvar a Flaskô

Nós como a maioria do povo trabalhador brasileiro estamos muito preocupados com a situação dos trabalhadores em todo o Brasil e no mundo. Neste momento nos dirigimos a todos as autoridades, e em particular ao governo Lula e seus Ministros, para que adotem medidas IMEDIATAS E URGENTES para salvar os empregos na fábrica ocupada Flaskô, controlada pelos trabalhadores há quase 6 anos em uma dura luta para manter os empregos.
Por que apoiamos a histórica luta dos trabalhadores da Flaskô e o Movimento das Fábricas Ocupadas?
A resistência dos trabalhadores Flaskô desde a crise de 2002/2003 nos mostra um caminho e nos faz refletir as alternativas que devemos adotar para defender nossos empregos. Estes trabalhadores, em conjunto com os trabalhadores da Cipla e Interfibra, decidiram ocupar a fábrica e assumir seu controle contra o fechamento da fábrica e iniciaram uma dura luta para manter os empregos e os direitos pedindo que o governo estatize a fábrica. Realizaram uma série de medidas para manter a fábrica aberta e melhorando as condições de vida dos trabalhadores como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários.
Uma série de ameaças continua contra os trabalhadores
Desde que ocuparam a fábrica as maiores dificuldades dizem respeito à cobrança de dívidas dos antigos patrões pelo governo federal que cotidianamente ameaçam os empregos com o leilão e a retirada de máquinas e equipamentos, com a penhora de faturamento e da conta bancário para pagar dividas dos patrões. E também por ameaças de intervenção, como ocorreu na Cipla e Interfibra no ano de 2007, para pagar a divida dos patrões e acabar com esta experiência de luta e de democracia operária.
A atual crise afeta diretamente os trabalhadores em todo o Brasil e também diretamente a Flaskô
Os trabalhadores não são responsáveis pela crise, pelo desemprego, pela miséria que organizam os capitalistas. Os patrões durantes anos e anos tiverem lucros bilionários e agora quando chega a crise que eles mesmo causaram reduzem os direitos e os salários, demitem os trabalhadores, deixam de pagar os imposto ou mesmo quebram fraudulentamente as empresas deixando os trabalhadores sem nada.
O governo tem adotado um conjunto de medidas para salvar os patrões, como a redução de impostos, como a ampliação dos créditos, e mesmo a discussão apresentada pelo próprio presidente de que “na crise não é hora de pedir aumento”. E de outro lado continuam os ataques aos trabalhadores da Flaskô.
É urgente e imediato que sejam adotadas para salvar os empregos na Flaskô!
Comprometidos com a luta do povo trabalhadores pedimos que o governo adote medidas para salvar os empregos na Flaskô. Os trabalhadores estão mantendo seus empregos com sua luta e seu suor, com o apoio e a solidariedade de trabalhadores e organizações pelo mundo. Porque sabemos que é uma importante experiência de alternativa a destruição dos empregos e dos direitos.

Para assinar clik aqui: http://www.petitiononline.com/flasko/petition-sign.html
Ou se achar melhor pode enviar diretamente no e-mail: pedro.santinho@uol.com.br

quinta-feira, 16 de abril de 2009

II ENCONTRO LATINO AMERICANO DE FÁBRICAS RECUPERADAS



25, 26 e 27 de Junho - Caracas - Venezuela
Na América Latina a resistência contra a destruição da indústria e a defesa dos empregos assumiu diferentes formas. A crítica e seus questionamentos formam parte da discussão do movimento operário e foram os objetos do debate do Primeiro Encontro Latino Americano de Empresas Recuperadas, realizado na Venezuela no dia 29 de outubro de 2005. Dizíamos: “Eles fecham, nós abrimos as fábricas. Eles roubam as terras e nós ocupamos. Eles fazem guerras e destroem nações, nós defendemos a paz e a integração soberana dos povos. Eles dividem e nós unimos. Porque somos a classe trabalhadora. Porque somos o presente e o futuro da humanidade”.
Hoje, mais ainda do que em 2005, a situação dos povos da América Latina nos impõe com mais força a necessidade de seguir construindo e aprofundando essa unidade. Não é nenhum presente a conjuntura política atual em nosso continente. São anos de levantes, resistências, projetos e de muito trabalho por parte dos trabalhadores para construir esta oportunidade histórica.
Nosso movimento é anti-imperialista, anticapitalista. É um grito e um movimento organizado da classe trabalhadora contra o regime de propriedade privada dos grandes meios de produção, que somente pode sobreviver fazendo guerras, explorando e oprimindo os povos.
Sabemos que sempre existiram matizes na nossa América, e muitos governos atuais não são representantes de nossos interesses, mas se apresenta uma conjuntura favorável para construir propostas, debater e colocar a marca dos trabalhadores nos assuntos que nos dizem respeito.
Claro que não será fácil. Vimos, na Bolívia, como reagiram as classes dominantes ante a nacionalização dos recursos, ante o exercício da soberania. Na Venezuela, que com seu avanço revolucionário na educação, na saúde, no campo, não deixa de incomodar a quem sempre viveu a custa do povo e de seus recursos. E assim, seguem produzindo mentiras através de seus meios, medo, fome. Mas apesar disso nem o povo venezuelano nem o povo boliviano se enganaram, e re-elegeram Chávez e Evo. Assim como Correa no Equador, e, recentemente, no Paraguai, com a eleição de Lugo pelo povo.
Convocamos todas as empresas recuperadas por seus trabalhadores e as organizações sociais em luta para o “II Encontro Latino Americano de Empresas Recuperadas pelos Trabalhadores”, unindo as lutas de nosso setor com o restante da classe trabalhadora e em apoio à luta pelo socialismo que vem sendo realizada pelo povo boliviano e venezuelano apoiados pelos trabalhadores de toda América Latina. Convocamos todos a se somarem aos nossos esforços e nos reunirmos nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2009, em Caracas, Venezuela.
Viva a luta dos trabalhadores das empresas recuperadas!
Viva a luta da classe trabalhadora!
Viva a revolução venezuelana!
Viva a revolução boliviana!
Venceremos!
Contato: fabricasocupadas@terra.com.br
Convocam:
Comissão Organizadora do I Encontro Latino Americano de Fábricas Recuperadas por Trabalhadores - Caracas/2005 • (Serge Goulart - Brasil: sergegoulart@marxismo.org.br; Eduardo Murua- Argentina: vascoeduardo@yahoo.com.ar; Liliana Pertuy - Uruguai: lpertuy@yahoo.com.ar)
Frente Revolucionária de Trabalhadores de Empresas em Cogestão e Ocupadas (FRETECO) - Venezuela: pacor5876@gmail.com
Central Obrera Boliviana - COB •
Federação Sindical dos Trabalhadores Mineiros da Bolívia - FSTMB: fstmb@hotmail.com
Movimento Nacional de Empresas Recuperadas - MNER - Argentina: ocuparresistirproducir@yahoo.com.ar
Associação Nacional de Trabalhadores Autogestionados - ANTA\CTA- Argentina: barriosmario_ust@speedy.com.ar
Central Unitária dos Trabalhadores (CUT– Autêntica) - Paraguai: cutautentica@hotmail.com
Coordenação de Empresas Recuperadas por Trabalhadores – Paraguai•
Movimento de Fábricas Ocupadas - Brasil: fabricasocupadas@terra.com.br

AUDIÊNCIA PÚBLICA: A crise e o Movimento das Fábricas Ocupadas: é hora de salvar a Flaskô! É hora de salvar os empregos!

O Movimento das Fábricas Ocupadas, através da sua coordenação na fábrica ocupada e controlada Flaskô, em conjunto com o Deputado Federal Fernando Nascimento, da comissão de trabalho convoca esta importante discussão com o objetivo de se debater e encaminhar soluções no sentido de diante da crise encontrar medidas para salvar os empregos, impedir o fechamento de fábricas e as demissões.
Neste sentido a experiência de resistência dos trabalhadores da Flaskô, fábrica ocupada que está completando 6 anos de controle operário e luta pela manutenção dos empregos e direitos com a reivindicação da estatização das fábricas sob o controle dos operários, é fundamental para a reflexão de todo movimento operário, e mais do que este, de todas aqueles comprometidos com a democracia e a defesa do emprego, que em última instância é mínimo para a dignidade humana. Outras experiências também serão apresentadas com dos companheiros da Usina Catende do Estado de Pernambuco.
Estão convidados para participar o Ministério do Trabalho, o Movimento das Fábricas Ocupadas através de uma representante da Flaskô e de um representante da luta contra a Intervenção na Cipla e Interfibra, representante da Usina Catende, representante da Central Única dos Trabalhadores, parlamentares e todos aqueles que queiram discutir a questão.
Os trabalhadores da Flaskô, com constantes ameaças a seus empregos, exigem que o governo Lula assuma seu compromisso e adote medidas no sentido de salvar os empregos.
Por isso convidamos todos a nos contatar para participar da audiência. Onibus estaão sendo organizados para sair da porta da Flaskô na cidade de Sumaré/SP e as inscrições estão abertas entrem em contato.
È hora de salvar a Flaskô! Já é hora de retirar a intervenção na Cipla e Interfibra!
É hora de salvar os empregos!
Fábrica fechada deve ser ocupada e estatizada sob o controle dos trabalhadores!

Pedro Santinho
Coordenador do Conselho de Fábrica da Flaskô
Movimento de Fábricas Ocupadas
(11) 9930-6383


Local: Câmara dos Deputados – Brasília
Data: 05/05/2009 às 14h 30

http://www.defenderaflasko.blogspot.com/

sábado, 11 de abril de 2009

Estamos em plena campanha "Em Defesa da Flaskô"!



Comp@s,

Estamos em plena campanha "Em Defesa da Flaskô"!

Contamos com o apoio de tod@s para ampliar a resistência dos trabalhadores da fábrica, ocupada em junho de 2003.

Conseguimos venecer mais um leilão de máquinas da Flaskô. Mas os ataques à gestão operária não param. Diversas penhoras de faturamento já foram autorizadas pelos Juízes e há negociações com as Procuradorias da Fazenda para evitar sua realização. Qualquer cumprimento delas acaba com o emprego dos trabalhadores e da última fábrica controlada pelos trabalhadores, na luta pela estatização sob o controle operário.

Há quase dois anos ocorreu a criminosa intervenção federal nas fábricas Cipla e Interfibra, em Joinville/SC, com a demissão de mais de 400 trabalhadores, com a fábrica caminhando para seu fechamento. Ver mais em http://www.tiremasmaosdacipla.blogspot.com/

Não podemos deixar que o mesmo ocorra com a Flaskô.

Por isso, nos ajude a barrar as tentativas de fechamento da fábrica. Participe de nossas atividades, debates, campanhas...

* Audiência Pública em Brasília
Dia 05 de maio haverá uma audiência pública sobre a Flaskô, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Faça parte de nossa caravana!!! Vamos ocupar o Congresso!

* Encontro de Comemoração de 6 anos de Ocupação e de Preparação para a Venezuela

No dia 13 de junho, na Flaskô, comemoraremos 06 anos de gestão operária. Em 12 de junho de 2003, os trabalhadores da Flaskô tomavam uma decisão histórica - diante do emintente fechamento da fábrica e o consequente desemprego, os trabalhadores ocuparam a fábrica e retomaram a produção sob o controle operário. Desde então, muitas dificuldades... mas o exemplo de resistência continua firme...

* Encontro na Venezuela
Participe da caravana da Flaskô à Caracas (Venezuela), no II Encontro de Fábricas Ocupadas, que será realizado de 25 a 27 de junho de 2009.

* Rifa:
Entre em contato com os trabalhadores e ajude a comprar as rifas que fizemos. É uma rifa de um laptop que será sorteado em 06/06/09 pela loteria federal. Cusa apenas R$ 2,00.

Maiores informações em http://www.defenderaflasko.blospot.com/

Saudações de Luta,
Alexandre Mandl
juridicoflasko@yahoo.com.br
(19) 8129-6637