quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Apoio aos 9 anos da Zanon sob controle dos trabalhadores

Companheiros

 

 

Publicamos abaixo informes dos trabalhadores da fábrica ocupada, hoje expropriada, da Argentina Zanon. Em primeiro lugar queremos saudar os 9 anos de gestão operário e luta. E mais do que isso convida-los publicamente a estarem presentes no encontro operário e popular que realizaremos no dia 28 de novembro deste ano para fazer avançar a luta de resistência em defesa dos empregos, a tomada de fábrica e a sua transformação em propriedade social pela estatização sob o controle dos trabalhadores. Além disso dar um passo adiante na luta pela reestatização da Embraer, da Vale, das Ferrovias e por um Petrobras 100% e o monopólio 100% do toda a cadeira petrolífera.

Em segundo lugar saudar o apoio que tem dado aos companheiros da Terrabusi que lutam por seus empregos.

Contem conosco nesta batalha.

Somos uma só classe.!

Seremos uma só voz!

Fábrica quebrada é fábrica ocupada e estatizada sob controle dos trabalhadores!

Um ataque a um é um ataque a todos!

Venceremos

 

 

Pedro Santinho

Coordenador do Conselho de Fábrica da Flaskô

Movimento de Fábricas Ocupadas

 

(11) 9930-6383

http://www.defenderaflasko.blogspot.com/

 

 

 

 

Hoje cumprimos 9 anos de gestão Operária:

Em 1º de outubro de 2001, a família Zanon, depois de anos de ter recebido inúmeros benefícios, créditos, subsídios, etc. mas também de ter realizado um esvaziamento da fábrica, coisa que vínhamos denunciando desde a recuperação de nossa comissão interna no ano 1998, finalmente fechou suas portas.

Hoje quinta-feira 1º de outubro de 2009, as operárias/os de Zanon junto ao Sindicato Ceramistas, cumprimos 9 anos da tomada da fábrica em resguardo de nossa fonte de trabalho.

Têm passado 9 anos, e tal como o propomos no último dia 12 de agosto, dia em que conseguimos a expropriação da fábrica, não nos esquecemos de nosso passado.

Não nos esquecemos da solidariedade dos colegas / as que se acercaram desde um princípio para nos apoiar. Também dos que à distância enviavam seus fundos de greve para resistir meses nas barracas, de colegas que nunca conhecemos mas que fizeram sua nossa luta.

Saudamos e valorizamos o apoio brindado pelas diferentes organizações e à comunidade.

Junto a vocês temos conseguido torcer a vontade política do governo provincial para lhe arrancar a expropriação da fábrica.

Mas jamais apostamos a uma salvação individual. Zanon sob controle dos trabalhadores mudou-nos a vida e continuamos lutando por uma mudança social.

Nossa luta continua. Para sustentar nossa fonte de trabalho em um contexto de crise internacional, onde a gestão operária como a nossa cola duplamente.
Mas também, para lutar por uma saúde e educação pública, por moradias dignas para todos.

Em um contexto de crise internacional, onde novamente as patronais e os governos pretendem que os trabalhadores novamente paguemos a conta, bem como no ano 2001, nossa experiência é um claro exemplo de que podemos e sabemos gerir nossos meios de produção.

Hoje somos parte da luta dos colegas que brigam na contramão dos fechamentos de fábricas, das demissões, como os colegas da ex Terrabusi. Temos feito de sua luta a nossa.
É por isso que convocamos ao conjunto das organizações a nos concentrar hoje quintas-feiras 1 de outubro às 17,30 hs. na ponte da estrada de Neuquén, para solidarizarmos e exigir a reincorporação de todos os colegas e o retiro das forças repressivas da fábrica.

Zanon é do povo!!!

Omar Villablanca (SOECN) 0299-154721962
Andres Blanco (SOECN) 0299-155226569
Cristian Mellado (Imprensa Zanon) 0299-154721986

Nenhum comentário: