quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GREVE PETROLEIRA!!!

 

Hoje começou uma greve dos petroleiros POR TEMPO INDETERMINADO pelos seus reajustes na campanha salarial e pela defesa do MONOPOLIO ESTATAL DO PETROLEO E DA PETROBRAS 100% ESTATAL.
A greve começa com força em Santos e Sergipe, com dificuldade no Para e Alagoas. No Rio de Janeiro foi um dos maiores movimentos dos ultimos anos.
A greve está sendo construída pela FNP (Frente Nacional de Petroleiros - Conlutas e InterSindical). A FUP (Federação Unica dos petroleiros, ligada a CUT) foi contra o movimento grevista.
Apesar de ainda não atingir as bases de todas as refinarias (não conseguiu se sustentar no Rio Grande do Sul e São José dos Campos), a greve começou mais forte do que imaginávamos, como no RJ.
Na certa, a greve tem que se expandir para conseguir de fato as conquista, mas tudo indica que este primeiro dia deve incendiar outras refinarias.

RE


Começa a greve petroleira no Litoral Paulist
a 

 

 

 

No Litoral Paulista, petroleiros cruzam os braços por um ACT justo

Quinta-feira, 15 de outubro, 9h da manhã


A greve começou!
Na Refinaria Presidente Bernardes, 100% da operação e 70% do administrativo estão em greve. No Terminal Alemoa, 100% dos trabalhadores - operação, administrativo e terceirizados! - estão paralisados.
No Terminal de São Sebastião, 100% da operação e 85% do adm estão de braços cruzados. Nos prédios da UN-BS, diversos trabalhadores aderiram ao movimento e entraram em greve.

Proposta vergonhosa
Os pontos mais críticados da única contraproposta apresentada pela Petrobrás foram o aumento real zero de salário; a discriminação entre aposentados e ativa, na medida em que divide a categoria através de abonos, gratificação contingencial, Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) e PLR; nenhuma melhoria na política já rebaixada de auxílio do Ensino Superior; a não-garantia do fim dos interditos proibitórios contra os sindicatos e o fim de todas as punições aplicadas aos petroleiros que participaram da última greve. E, além de ter feito somente propostas absurdas, ignorou as 197 cláusulas propostas pelos trabalhadores.
Entre os petroleiros de todo o Brasil, o sentimento é de desrespeito. A categoria não irá abrir mão de avanços econômicos e sociais nas cláusulas do ACT! Só com muita pressão conseguiremos alcançar melhores propostas! Esta é a lição que tivemos das campanhas salarais das outras categorias ocorridas no último período - todas tiveram reajustes acima do que a Petrobrás nos propôs. Vamos à luta!

Recado
No sentido de garantir a segurança das pessoas e da integridade das unidades contra qualquer tipo de acidente, o Sindicato orienta aos trabalhadores da zero hora que permaneceram na Refinaria e nos Terminais da Alemoa e São Sebastião, a manter operação-padrão, sem emissão de Permissão de Trabalho (PT).

 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: